domingo, 2 de fevereiro de 2014

SENTIMENTO DE NÃO PERTENCIMENTO...

Mais uma vez tenho visto que minhas melhores reflexões e assuntos chegam à mim quase que diariamente enquanto pratico minha sessão de exercícios diários. Acho que de repente naquela hora estou tão relaxada, que tudo mais que me apurrinha..kkkk, some e só fica uma cabecinha vazia (sou loira tá, mas a cabeça vazia não pertence ao julgamento das loiras... :-) ) e pensativa e aí assuntos já pensados algum dia, mas não colocados no papel voltam. Também devo confessar que ultimamente esses pensamentos são diários. Duas, três, quatro vezes ao dia, mas prefiro escolher aquele assunto que realmente está afetando a mim ou a alguém que conheço.

Acho muito bom falar de experiências próprias e não das que você ouviu de outra pessoa, porque assim você não consegue avaliar todo sentimento. Você até tem uma certa empatia com o sentimento alheio, mas quando você já passou ou está vivendo aquilo bem próximo de você, creio que falamos com propriedade do assunto. O apóstolo Paulo fala na Bíblia que vamos poder consolar com a mesma consolação com que fomos consolados!!!!
A falta de pertencimento acarreta no que sente, uma sensação de vazio, um buraco no coração, aquela sensação ruim que temos de que estamos sós no mundo. Muitas vezes você pode estar rodeada de pessoas, mas continuar se sentindo absolutamente só!

Eu creio que essa falta de pertencimento vem muito da diferença de pensamentos, de nossas escolhas certas ou erradas, mas que causam algum impacto profundo quando são rejeitadas ou apenas ignoradas.
Viver próximo de alguém com esse sentimento é muito doloroso. A gente deseja fazer alguma coisa, algo que traga a pessoa para o lado dos que se sentem pertencentes a alguma coisa, seja trabalho, família, religião, enfim, tudo aquilo que nos agrega a alguém ou alguma coisa.
Essas pessoas, com esse sentimento, tendem a se isolar, serem mais encimesmadas (esse termo existe??? Sei lá, eu o uso muito....  :-), tornarem-se pessoas egoístas, não porque queiram, mas porque elas só podem dar o que recebem e se não recebem nada, como entender o valor de dar alguma coisa ou algum sentimento por alguém???

Você conhece alguém assim???  Eu conheço e te garanto que é muito triste e depois que o sentimento se instala na pessoa, se solidifica nela, ela age conforme o que sente e vê, fica difícil mostrar a ela o quanto ela é amada, querida, desejada....mas o estrago já foi feito.

Eu creio firmemente que dá pra corrigir isso com um simples gesto ou vários simples gestos de amor, entendimento e carinho e sobretudo um ombro ou um colo, o que você preferir.

Já ouvi muitas pessoas dizerem que você deve se afastar de pessoas deprimidas porque senão você vai se deprimir também e que só deve estar ao lado de pessoas alegres, que agregam alguma coisa e que te proporcionam a sensação de felicidade....certo ou errado, acho esse pensamento tremendamente INFELIZ!!!

Eu já fui uma dessas pessoas deprimidas porque na época, as dores causadas pelo divórcio, criação dos filhos sozinha, discriminada por ser separada, me levaram a oito meses de cama..tempo esse que nem gosto de lembrar. Pesava 55 kilos e fui parar em 42 kilos. Me achava a pior pessoa do mundo e não me olhei no espelho por longos oito meses, afinal, na minha cabecinha doente, naquela época, eu deveria ter sido uma esposa ruim demais, não ter sido bonita o suficiente ou mesmo espiritual o suficiente para que uma pessoa desejasse ficar a meu lado, me amando, cuidando de mim, dos filhos, como é dever de todo marido cuidar bem do que Deus lhe concedeu, enfim, esses eram meus parâmetros tortos...
Me senti completamente isolada, segregada, não pertencente a nenhuma classe de pessoas e houveram sim muitas pessoas que se afastaram completamente de mim. Outras buscaram o lado que lhes convinha mais, mas foi nessa hora de TOTAL FALTA DE PERTENCIMENTO, que uma amiga, que hoje já não está mais entre nós, me mostrou o real sentido da palavra "AMIZADE".

A gente se torna uma pessoa chata quando nos sentimos assim e se alguém vem conversar conosco, o nosso assunto é sempre o mesmo e muitos não tem a empatia de se manter ao lado apenas ouvindo o derramar de um coração acabado, destroçado, destruído de uma pessoa que um dia se sentiu alguém com todas as "noções de pertencimento", mas que agora se sente apenas uma casca, necessitando ser preenchida novamente.
Ela me ensinou que não há dia, hora, falta de tempo para ser apenas um ombro amigo. Um oásis no meio da minha negritude de alma e coração.

A amizade faz toda a diferença. A amizade de verdade não te abandona nos momentos de crise. Não está a seu lado apenas quando você tem coisas boas, sorrisos abertos, ou coisas que vão proporcionar a outra um sentimento bom!
Ajude hoje alguém que você saiba estar vivendo isso. Eu tenho certeza que você conhece alguém. Dê seu ouvido, sua atenção, seu amor. Troque tudo aquilo de bom que recebeu um dia por momentos de compartilhamento e coração aberto para ajudar.

Dedico este texto a uma mulher extraordinária, que cuidou de mim nesta fase difícil. Que me atendia ao telefone às duas, três, quatro da manhã e não saía do telefone até sentir que eu estava melhor. Ela me ensinou o pleno sentido da palavra Amizade.

Obrigada minha doce Amália! Vamos nos reencontrar um dia com certeza!!! Você foi a melhor de todas as amizades que já passaram pela minha vida, porque agregou a mim um sentimento que hoje serve e é digno de ser compartilhado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário